Acender velas à distância por 99 cêntimos

Pode escolher a igreja, a hora, a quantidade e até o santo. Basta descarregar a aplicação. Mas este é apenas um exemplo de como a fé também está cada vez mais tecnológica

A Internet trouxe a todos os setores muitas oportunidades e, acima de tudo, muitas mudanças. A religião não foi exceção a todas as alterações impostas pelas novas tecnologias. É possível ler a Bíblia no iPad, assistir a missas em direto em vários sites e até pagar promessas, que estão apenas à distância de um click. E foi nesta lógica que nasceu uma aplicação portuguesa para telemóvel, a Candla, que “permite acender uma vela real na sua igreja ou santuário através do seu telemóvel. Num mundo em que as fronteiras estão cada vez mais abertas e os intercâmbios culturais são facilitados pelas plataformas digitais, acreditamos que com este conceito inovador acrescentamos uma nova dimensão aos gestos da fé e mais laços são gerados”.

Para os criadores desta aplicação que permite escolher o dia, o santo, o local e o número de velas a acender, “a APP Candla permite às comunidades emigrantes e a todos os que por motivos de saúde ou profissionais não podem estar presentes na sua igreja ou santuário, ou que num momento específico da sua vida querem estar mais perto do santo da sua devoção e não o consigam fazer presencialmente, consigam esbater essas barreiras pela relação entre a APP Candla e o velário ou lampadário implementado na igreja ou santuário”.

O i experimentou e, às 15h00 de ontem, acendemos uma vela a Santo António. Ao descarregar a aplicação, as primeiras velas são gratuitas, depois cada vela custa 0,99 euros.

“Nesta fase, ainda só temos nas igrejas de Lisboa. Agora, vamos passar para Braga. Depois, vamos ter em Roma e em Madrid”. Já sobre Fátima, João Pessoa e Costa, um dos criadores, explica: “Todos perguntam pelo mesmo e está a ser tratado. E a questão já está entregue ao reitor. Agora, o que queremos é que o Papa acenda uma vela através da aplicação quando vier a Fátima. O Santuário é uma prioridade para nós”.

Depois deverá seguir-se o Brasil, também com grande importância para o projeto, que nasceu com o intuito de “aproximar as pessoas da Igreja. Principalmente aquelas que, por doença, não podem. Ou para os nossos emigrantes que têm aqui uma possibilidade que antes não existia”.

Já sobre o destino do dinheiro gerado pela aplicação, esclarece: “As pessoas continuam a estar a fazer uma doação às Igrejas”.

Um click, uma promessa Mas esta aplicação é apenas mais uma novidade. Há pouco tempo foi notícia uma empresa chamada “Vive Fátima” que vende promessas.

A ideia? De acordo com a própria empresa, trata-se de “uma nova marca que pretende levar Fátima aos quatro cantos do mundo e contribuir para trazer mais pessoas a Fátima”.

E a forma como funciona é, para a empresa, muito simples. A pessoa tem de escolher se a promessa é para si ou para oferecer a alguém, depois pode escolher se quer entregar flores ou velas, e elas serão entregues no Santuário. Também aqui, à semelhança do que acontece com a aplicação que permite acender velas em várias igrejas, a ideia é resolver o problema de quem não se pode deslocar até ao local.

Mais: de acordo com esta empresa, é possível pagar 6,15 euros e fica agendada uma missa que pode depois ser vista em direto através do site.

Airbnb para ver o Papa 2017 traz a Portugal o Papa Francisco, o que fez com que, desde muito cedo, se tornasse impossível encontrar onde dormir na altura do 13 de maio do próximo ano. Em maio deste ano, uma das únicas formas de conseguir uma solução era através da Internet: da plataforma de alojamento local, Airbnb.

Com os hotéis lotados, ganhou expressão a procura do alojamento local e paralelo. Quem quisesse a 13 de maio deste ano encontrar um quarto ou uma casa para passar a noite, conseguia, mas com preços que chegavam aos 300 euros por apenas uma noite.

No Airbnb era possível encontrar quartos para duas pessoas, mas os preços eram superiores a 200 euros e o número de ofertas muito reduzido para quem quisesse ficar o mais próximo possível do Santuário. Já para grupos ou para uma família maior, a meio da tarde, a única possibilidade era um T4, para oito pessoas, a mil euros.

Em poucas horas, também a oferta de alojamentos para maio de 2017, altura em que o Papa Francisco vem a Portugal, ficou reduzida.

No início do dia 12 de maio deste ano encontravam-se disponíveis mais de 300 possibilidades. A meio da tarde desse mesmo dia a oferta tinha reduzido.

Ontem, uma nova pesquisa feita pelo i mostrava que restavam apenas 22 anúncios para quem pretende ficar a dormir perto de Fátima, de 12 para 13 de maio de 2017. Um dos anúncios era uma casa que dava para 12 hóspedes, cujo preço ultrapassava os cinco mil euros. Já um quarto privado, para duas pessoas, pode ser uma solução de última hora, mas com custo superior a 800 euros.

“Um presente de Deus” Já muito se falou sobre as novas tecnologias e a religião, principalmente sobre a forma como trouxe melhorias em alguns aspetos. Aliás, o ano de 2016 começou com o Papa Francisco a reconhecer as vantagens das novas tecnologias. Para o Papa Francisco, “as redes sociais e a Internet são um presente de Deus”.

Para o Papa, que já admitiu ser um verdadeiro “desastre” com a tecnologia, a Internet pode mesmo ser “usada para construir uma sociedade saudável e aberta”. Ainda assim, admite que é necessário ter em atenção que “acarretam uma grande responsabilidade”.