E a série mais pirateada em 2016 foi…

Poucas surpresas pelo mundo dos torrents. Número de downloads manteve-se semelhante ao de 2015.

É o quinto ano consecutivo em que a HBO lidera nas séries mais pirateadas. A campeã de downloads no BitTorrent é, sem grandes surpresas “A Guerra dos Tronos”, divulgou esta terça-feira o TorrentFreak.

Há cinco anos que a série de David Benioff e D.B. Weiss aparece em primeiro lugar quando se fala nas mais pirateadas. Vêm depois “Walking Dead”, da AMC, em segundo lugar, e a nova “Westworld”, também da HBO, em terceiro.

Os números mantiveram-se semelhantes aos de 2015, com o episódio final da última temporada de “A Guerra dos Tronos” como recordista de torrents: 350 mil pessoas partilharam esse episódio assim que ficou disponível online.

Mas o facto de não haver aumento no número global de downloads não significa que a pirataria tenha parado de aumentar. Até porque, segundo explica o TorrentFreak, a somar a esta tendência para a estabilização do número de downloads registada em 2016 há os sites de streaming, que têm crescido em popularidade sobretudo nos últimos meses.

Outro dado relevante sobre os downloads de séries pirateadas em 2016 é que cada vez mais os utilizadores procuram formatos de maior resolução, com as cópias de 480p a caírem ao mesmo tempo que aumenta a disponibilidade das versões em 720p e 1080p.