Já existe um aparelho que consegue detetar 17 doenças através do sopro

O aparelho tem uma taxa de precisão de 86%.

Foi desenvolvido um aparelho semelhante ao usado nos testes de alcoolemia que consegue detetar até 17 doenças diferentes através e exclusivamente do sopro.

O bafómetro através da amostra de ar conseguiu identificar as mais variadas doenças, incluindo dois tipos de doença de Parkinson, Crohn, esclerose múltipla, doença renal, e até cancros incluindo: dos pulmões, colorretal, da próstata e dos ovários, de acordo com o Business Insider.

"Um dos principais desafios de diagnóstico de doenças na era moderna é como podemos detetar a doença quando ainda nos estamos a sentir saudáveis" disse o investigador do Technion-Israel Institute of Technology que liderou a equipa de 56 investigadores que desenvolveram o bafômetro, Hossam Haick.

O investigador afirma ainda que o dispositivo é capaz de detetar uma doença nos estágios iniciais e que a pessoa poderá estar em risco de desenvolver certas condições.

O aparelho foi testado em 1404 pessoas doentes e saudáveis em nove locais diferentes do mundo, sendo a taxa de precisão de 86%.