Portugal aposta nas renováveis mas está mais dependente de energia

Foi divulgado o relatório sobre o estado do ambiente

Esta é uma semana de balanços e nem o ambiente escapa a esta tendência de fim de ano. No relatório sobre o estado do ambiente, divulgado pela Agência Portuguesa do Ambiente, é possível perceber que a água – 99% quem vem da torneira é segura – , o investimento em agricultura biológica e a qualidade das praias surgem como pontos positivos do ano.

Do lado negativo da balança estão os incêndios que continuam a ameaçar as florestas. Além disso, o relatório dedica um espaço significativo à erosão costeira, lembrando que existem 180 quilómetros do litoral em "situação crítica".

Quanto à qualidade do ar, mantém-se boa, apesar de se ter registado um aumento da percentagem de dias com indicador ‘fraco/mau’: 2,2 em 2014 para 2,7 em 2015. No entanto, também os dias com índice de qualidade aumentaram: 10% em 2014 para 10,3% em 2015.

Também na energia há notícias boas e más. Começando pelas positivas, já chega aos 51,7% o peso das renováveis na produção de eletricidade em Portugal. Por outro lado, a importação energética aumentou 19,4%, face a 2014, e a dependência energética do exterior cresceu para 78,3%.