Mulheres têm maior probabilidade de ter estas doenças

Novo estudo revela que o problema estaá nos genes e não nas hormonas sexuais

Oitenta por cento das pessoas que têm doenças autoimunes são do sexo feminino, mas ninguém sabe porquê. Investigadores da Universidade do Michigan acreditam ter encontrado a resposta para esta questão.

Nestes casos, o sistema imunitário ataca inadvertidamente as células saudáveis existentes no organismo. Psoríase, Crohn e artrite reumatoide são alguns exemplos de doenças autoimunes.

Estudos antigos sobre este assunto focavam-se apenas nas hormonas sexuais, como o estrogénio e a testosterona.  Agora, este grupo de investigadores decidiu-se estudar o caso através de um novo ângulo, concentrando-se nos genes humanos.

Segundo o jornal Independent, os investigadores analisaram o material genético de 82 homens e mulheres saudáveis e descobriram que existem 661 genes que se manifestam de forma diferente no sexo masculino e no feminino. Muitos destes estavam ligados ao sistema imunitário e parte às doenças autoimunes.

“Estas conclusões sugerem que os genes sexualmente distintos contribuem para o aumento da probabilidade de desenvolver a doença (…) Neste contexto, vemos que ser do sexo feminino é um dos fatores de risco mais fortes para o desenvolvimento da autoimunidade”, revela o estudo, citado pelo Independent.

Para ler o artigo original, clique aqui.