Governo desce para 12 anos tempo de serviço mínimo para vincular docentes

Esta alteração consta de uma nova proposta do Ministério da Educação que foi hoje entregue aos sindicatos. 

O Ministério da Educação desceu o patamar de 20 para 12 anos de serviço para que os professores contratados passem aos quadros, através da vinculação extraordinária. Além deste requisito, os professores têm de contar com cinco contratos nos últimos seis anos.

Esta alteração consta de uma nova proposta do Ministério da Educação que foi hoje entregue aos sindicatos. De acordo com Júlia Azevedo, presidente do Sindicato Independente dos Professores e Educadores (SIPE), a nova proposta acrescenta uma alínea que define que apenas será contabilizado um contrato por ano, “independentemente da sua duração e tipologia”, ou seja, não é necessário que sejam contratos anuais e completos.

Mas este recuo do Ministério da Educação não será suficiente para agradar aos sindicatos que exigem que passem aos quadros todos os contratados com meias de dez anos de serviço. Caso a tutela não acolha esta proposta, os sindicatos já fizeram saber que não vão chegar a acordo com o Ministério da Educação e que vão sair à rua em protesto.