Indústria da zona euro arranca ano em força

As indústrias da zona do euro iniciaram 2017 com força, depois de em dezembro terem aumentado as compras ao ritmo mais alto desde 2011. 

O Índice de Compras dos Gestores (PMI na sigla inglesa) na indústria atingiu os 54,9 pontos em dezembro, o valor mais alto desde abril de 2011.

O PMI final do IHS Markit para a indústria da zona do euro no final do ano passado ficou acima da marca de 50, valor que separa o crescimento da contração, e dos 53,7 pontos de novembro de 2016.

"As indústrias da zona do euro começam 2017 com força, tendo terminado 2016 com um salto na produção", disse o economista-chefe do IHS Markit. "Para colocar os dados do PMI em perspetiva, a máxima de cinco anos em meio em dezembro é amplamente consistente com uma produção industrial que cresce a uma taxa anual de quase 4%", acrescenta Chris Williamson citado pela agência Reuters.

Sugerindo que este mês também será forte, o subíndice de novas encomendas subiu para 55,9 de 54,4, nível mais alto desde abril de 2011, embora as empresas tenham elevado os preços no ritmo mais forte em mais de cinco anos.

A perspetiva é que este mês também seja forte, uma vez que o subíndice de novas encomendas subiu de 54,4 para 55,9 pontos.