O mestre dos triplos-duplos

Russel Westbrook entra em 2017 com um objetivo bastante específico em mente: terminar a temporada com um triplo-duplo de média – ninguém o consegue desde 1961/62. 

O mestre dos triplos-duplos

«Michael Jordan? Who?» Ok, esta é uma provocação que nunca irá acontecer na história da NBA, pela simples razão de que é impossível questionar seja o que for do legado de Air Jordan para a modalidade. No entanto, houve um homem que ousou igualar um recorde do ícone do basquetebol americano: Russel Westbrook. O armador dos Oklahoma City Thunder somou sete triplos-duplos em jogos consecutivos – ninguém o fazia desde Michael Jordan, em 1989. Ficou a dois de igualar o recordista, Wilt Chamberlain, em 1968. Para os leigos em basquetebol, um triplo-duplo consiste em chegar à casa das dezenas em três aspetos estatísticos do jogo: no caso de Westbrook, pontos, ressaltos e assistências.

A saída de Kevin Durant para Oakland obrigou Westbrook a liderar sozinho os Thunder. Mais uma prova de superação para o atleta de 28 anos, a quem a vida nem sempre sorriu. Crescido em Lawndale, Califórnia, Westbrook não dispensava a companhia do amigo de infância Khelcey Barrs. O infortúnio, porém, apareceu sem avisar e levou o jovem aos 16 anos: morte súbita, por ter um coração de proporção anormal. «Sinto que estou a jogar por ele, de certo modo. Estávamos a jogar basquetebol por brincadeira um dia e ele simplesmente parou e caiu do nada e foi assim. Penso sempre nele e na família dele e imagino como estão e certifico-me disso mesmo sempre que posso», assumiu Westbrook há alguns meses. Por Barrs, nunca entra num pavilhão sem uma pulseira com a inscrição KB3 – além de outra, cuja sugestiva inscrição – «Why not?» – reporta à resposta que o próprio utiliza para quem duvidava das suas capacidades no início da carreira.

Cinco vezes eleito para o All-Star Game da NBA (e duas vezes MVP, em 2015 e 2016) e para a All-NBA Team, Westbrook tem ainda no currículo as medalhas de ouro no Mundial de 2010 e nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, pelos Estados Unidos. Terminou o ano civil com 30 triplos-duplos alcançados, um número impressionante, e persegue outro feito ainda mais difícil para 2017: acabar a temporada com um triplo-duplo de média. Até agora, só Oscar Robertson o conseguiu, na longínqua época de 61/62. Para lá chegar, Westbrook precisa de 41 nos 49 jogos que faltam. Não é impossível – longe disso. Apesar de jogar nos Thunder, que continuam à procura da primeira vitória na prova.