Mercado de motas em crescimento

O mercado de veículos de duas rodas cresceu 10,8% em 2016. Em dezembro o crescimento superou os 35%. 

“O mercado de veículos de duas rodas e de triciclos e quadriciclos novos registou um crescimento de 10,8 por cento face ao ano anterior, tendo sido comercializados 23.677 veículos”, revela a ACAP em comunicado. “O crescimento do mercado foi extensível a todos os tipos de veículos com excepção dos triciclos (-13,4%) e dos ciclomotores (0,0%)”, acrescenta a Associação Automóvel de Portugal.

Os dados mostram ainda que o “mês de dezembro evidenciou um forte crescimento de 35,4 por cento, o qual foi generalizado a todos os tipos de veículos, designadamente, de duas rodas, triciclos e quadriciclos”.

Uma análise individualizada a cada tipo de veículo destaca que “o mercado de ciclomotores atingiu 203 unidades em dezembro” do ano passado, “um aumento de 33,6%” face a dezembro de e 2015 e que entre” janeiro a dezembro de 2016 foram vendidos em Portugal 2.609 ciclomotores”. Um número que não representa qualquer variação face ao ano anterior.

Também em dezembro do ano passado foram “matriculados em Portugal 1.271 motociclos, o que representou um crescimento de 34,5 por cento face a igual mês de 2015”. No total de 2016 as “vendas cresceram 12,3 por cento face ao período homólogo do ano anterior, tendo sido colocadas no mercado 19.762 unidades”.

A ACAP distingue entre os motociclos com cilindrada inferior e superior a 125 cm3.

No caso dos primeiros, foram comercializados, em dezembro, 934 unidades. Um “aumento de 40,5% face ao mês homólogo de 2015”. Em 2016 foram vendidas 12.198 unidades “o que representou um acréscimo de 7,2 por cento face a igual período do ano anterior”.

Já os “motociclos de cilindrada superior a 125 cm3 registaram, no mês de Dezembro de 2016, um total de 337 unidades vendidas”. Este é um aumento de 20,4% por comparação com dezembro de 2015. No acumulado de 2016 foram vendidas “7.564 unidades, o que se traduziu num aumento de 21,7 por cento em relação ao período homólogo de 2015”.