Os nomes mais populares de 2016

Santiago foi o nome de rapaz mais escolhido no ano passado.

Afinal não foi o nome João que liderou o ano passado, mas sim Santiago. O nome João já se mantinha na liderança do ranking masculino há três anos seguidos.

Relativamente aos nomes de meninas, a tradição mantém-se – Maria foi o nome mais escolhido.

De acordo com alguns dados do Instituo dos Registos e do Notariado, durante o ano de 2016, houve 5677 crianças registadas com o nome Maria, um número três vezes superior àquele que ficou em segundo lugar no ranking feminino, Matilde.

O top 10 dos nomes de raparigas manteve os mesmos nomes de 2015, ainda com algumas mudanças de posição. Aconteceu isso mesmo com o nome Matilde, que subiu do terceiro lugar para o segundo, trocando de posição com Leonor. Carolina e Beatriz também foram nomes muito escolhidos.

Mariana e Ana ficaram em sexto e sétimo lugar no ranking, respetivamente. O nome Sofia subiu da décima para a oitava posição, seguida pelos nomes Inês e Margarida.

No top 10 dos rapazes há apenas um nome novo, Duarte. Este nome tinha “abandonado” o ranking em 2015, o que significa que o nome Guilherme saiu do top 10. 

Houve seis nomes a mudarem de posição neste novo ranking, contra quatro que se mantiveram no mesmo lugar de 2015, Afonso, Tomás, Miguel e Gabriel. O nome João desceu para segundo lugar e Francisco subiu até ao terceiro, sendo que em 2015 ocupava a quinta posição.

O nome Martim teve uma brusca descida no ranking, passando de segundo lugar para quinto.

No entanto, não faltou originalidade a quem escolheu o nome de um bebé no ano passado. Mais de 1300 meninas e um número ligeiro de meninos foram registados com um nome que não foi partilhado por mais ninguém ao longo desse ano. Encontram-se nomes estranhos como Ânia, Edna ou até mesmo Edegarnia (para meninas) e para rapazes foram registados nomes como Alírio, Egídio ou Dárcio.

Contudo estes nomes parecem estar associados a outras línguas ou nacionalidades.