Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde foi o hospital onde nasceram mais bebés em 2016

O Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde alcançou um recorde em 2016 mo número de partos, ao registar o nascimento de 888 bebés.

Em 2015 esta unidade hospitalar já tinha conseguido inverter uma tendência negativa que se registava nos últimos anos, mas foi em 2016 que o Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila alcançou um número recorde de partos, representando um crescimento de 16% face ao ano anterior.

"É um aumento substancial para uma região com cerca de 150 mil pessoas e muito fruto de trabalho de excelência que toda a equipa de médicos, enfermeiros e auxiliares tem feito", afirmou Manuel Morim, diretor de serviço de obstetrícia da unidade.

Segundo a mesma fonte, "apesar da componente 'hoteleira' das instalações de internamento não ser a desejável, o bloco de parto e operatório têm das melhores condições do país".

“Além disso, fizemos um esforço para criar condições para que o pai ou acompanhante possam estar junto da mãe durante o processo do parto e no decorrer do internamento", continuou o médico.

“Uma referência nacional a nível nacional”

"Somos pioneiros no país na existência de um plano de parto institucional, com consultas multidisciplinares onde recebemos os casais, sabemos o que eles pretendem e oferecemos um serviço humanizado respeitando a sua vontade", explicou Irene Cerejeira, a enfermeira chefe do serviço.

Segundo a responsável, é oferecido gratuitamente aos casais "diversas formações de preparação para os partos, quer no solo quer em meio aquático, além de preparação para a parentalidade e para amamentação, sendo promovida a amamentação com leite materno, embora se respeite quem não o queira".