Saiba quanto tem de pagar de Imposto Único de Circulação

O Imposto Único de Circulação (IUC) é pago todos os anos pelos veículos, em função da sua propriedade, ou seja, a Autoridade Tributária exige o pagamento deste imposto à pessoa em nome de quem o carro está registado na conservatória do registo automóvel.

Existem duas tabelas, uma que é aplicada aos automóveis matriculados até dia 30 de junho de 2007 – tabela A – e outra referente aos carros matriculados a partir de 1 de julho de 2007 – tabela B.

Também há taxas adicionais que são aplicáveis aos carros a gasóleo e, a partir deste ano, aos veículos, a gasolina ou a gasóleo, que emitam mais do que 180g/km de CO2.

Tabela A

Veículos até 30 de junho de 2007: A tabela aplicada aos veículos mais antigos, é determinada em função do cruzamento da cilindrada e da idade do automóvel. Se tiver um carro a gasóleo ao valor obtido, tem de somar um valor extra, em função da cilindrada.

Como calcular para os carros a gasolina até dia 30/06/2007

cc + taxa pelo CO2 x coeficiente + valor adicional para os Diesel (esta última parcela só se aplica no caso dos carros a Diesel)

Tabela B

Esta tabela é apurada somando um valor pela cilindrada e outro valor pelo escalão de CO2. Ao resultado obtido, é necessário multiplicar um quociente em função do ano da matrícula. Se se tratar de um carro a Diesel, terá ainda de adicionar um valor extra em função da cilindrada. Se estivermos a falar ainda de um carro, seja a gasóleo ou gasolina, que tenha um nível de emissões superior a 180g/km de CO2, terá de ser acrescentado outro valor.  

Como calcular para os carros Diesel a partir de 1/07/2007

Taxa pela cc + taxa pelo CO2 x coeficiente + valor adicional para os Diesel + valor adicional para os carros que emitem mais de 180 g/km de CO2.