Ambientalistas exigem declaração oficial do governo sobre cancelamento de exploração de petróleo

O grupo exige a revogação dos contratos para exploração de petróleo no Algarve

Vários movimentos nacionais exigem uma declaração oficial do governo sobre o cancelamento de contratos de exploração de petróleo e gás no Algarve.

Segundo o grupo, “as notícias da imprensa não podem substituir o governo” e, por isso, exigem que sejam esclarecidas algumas das questões levantadas na comunicação social.

Num texto enviado ao governo, os movimentos ALA – Alentejo Litoral Pelo Ambiente, Climaximo, Grupo Preservar Aljezur, MALP – Movimento Algarve Livre de Petróleo, PALP – Plataforma Algarve Livre de Petróleo, Stop Petróleo Vila do Bispo e Tavira em Transição questionam se há vontade política do Governo em rescindir as concessões da Portfuel “Aljezur” e “Tavira” e da Repsol/Partex ou se estão apenas a aguardar que seja reposta a legalidade em relação às irregularidades detectadas.

O grupo exige que o governo revogue “todos os contratos em Portugal e das leis que os sustentam, para que nenhum governo, presente ou futuro, possa concessionar o País para actividades comprovadamente insustentáveis e que colocam os interesses económico-financeiros acima dos direitos das populações e do futuro do nosso Planeta”.