Juros da dívida pública ultrapassam os 4%

O máximo dos últimos 12 meses registou-se a 11 de fevereiro do ano passado com as taxas a fecharam acima de 4,1%.

Os juros da dívida portuguesa a dez anos passaram esta quinta-feira a fasquia dos 4%. A taxa subiu para os 4,014%. O máximo dos últimos 12 meses registou-se a 11 de fevereiro do ano passado com as taxas a fecharam acima de 4,1%

As Obrigações do Tesouro (OT) a 10 anos, as que servem de referência, chegaram aos 4,004%, às 12:23, no mercado secundário. Embora esteja a acompanhar a tendência europeia de agravamento dos juros, Portugal regista a maior subida (mais de 10 pontos base).

As taxas de juro de Portugal já tinham ameaçado chegar a este valor nos últimos dias, depois de os dados da inflação na Alemanha (na terça-feira) e na zona euro (na quarta-feira) terem indicado que a inflação poderá acelerar mais rapidamente do que se previa.

Aliás, esta tendência já se tinha verificado em dezembro, quando o Banco Central Europeu anunciou que iria reduzir as compras de dívida nacional em 40%.

Na Alemanha, país que serve de referência para a Europa, há também uma subida, mas muito ligeira, com as OT a 10 anos a rondarem os 0,3%.

Já em Espanha, os juros da dívida a dez anos sobem 9,3 pontos base para 1,526%, enquanto em Itália o agravamento é de 10,6 pontos para 1,976%.