II Liga. Portimonense cava fosso de 17 pontos para o terceiro

Algarvios vencem o Santa Clara (1-0) e estão cada vez mais embalados para a subida

O Portimonense prossegue a sua caminhada imperial na II Liga. Sob o comando de Vítor Oliveira, o "mago das subidas", os homens de Portimão bateram neste domingo precisamente o terceiro classificado, o Santa Clara, por 1-0, aumentando para 17 os pontos de vantagem sobre os açorianos, naquela que foi a última jornada da primeira volta.

Num jogo com várias ocasiões de golo para cada lado, acabaram por ser os algarvios a marcar, aos 60 minutos, por Pires, que aos 35 anos não pára de marcar: é o artilheiro da prova, com 13 golos.

Logo atrás do Portimonense segue o Aves, que foi a Fafe vencer por 2-1 e aumentar para 13 os pontos de vantagem sobre o Santa Clara – a subida parece também já não fugir aos homens da Vila das Aves.

Mais longe desse sonho estão agora Académica e Cova da Piedade, ambos derrotados neste domingo. Os estudantes foram a Gaia perder com o FC Porto B, por 2-1, enquanto o conjunto da Margem Sul do Tejo perdeu em casa pelo mesmo resultado frente ao Académico de Viseu – que assim ganhou novo fôlego na luta pela fuga à despromoção.

Um bom salto deu também o Famalicão, que bateu o Gil Vicente (1-0) e saiu dos lugares de descida. Já o Leixões afundou-se mais, ao perder por 2-0 no reduto do União da Madeira: é penúltimo, já a oito pontos da salvação.

Em confronto de equipas B, ambas tranquilas no meio da tabela, o Benfica (sétimo) acabou por levar a melhor sobre o Vitória de Guimarães (11º): 3-2, com dois golos marcados nos últimos minutos, por João Carvalho (já havia faturado aos 42' e repetiu o feito aos 86') e Saponjic, este já aos 90'+3'.