Augusto Cid recorda Soares. “Era um fã dos meus cartoons. Pedia-me sempre: ‘Seja muito cruel’”

O cartoonista conta como Soares lhe mandou um recado, através de Vera Lagoa, para lhe fazer “as bochechas mais pequenas” nos seus desenhos. Excerto de uma entrevista publicada pelo Sol em dezembro de 2016.

Augusto Cid recorda Soares. “Era um fã dos meus cartoons. Pedia-me sempre: ‘Seja muito cruel'”

Chegava a ter pena daqueles que visava nos seus cartoons?

Fazia como se fosse eu que estava no lugar deles. Se eu fosse uma pessoa com responsabilidades e houvesse um cartoonista que me desse pancada, tenho a impressão de que achava graça. Isso também desarma o adversário. Quem fazia isso melhor que ninguém era o Mário Soares. Se saía um cartoon em que ele era muito mal tratado, dizia-me: ‘Tem de me dar esse cartoon’.

E chegou a dar?

Ofereci-lhe vários. Ele era um fã dos meus cartoons. Tinha a mania de me dizer sempre: ‘Cid, seja muito cruel, porque se não for cruel não tem graça nenhuma’. E eu dizia: ‘E esta? É cruel o suficiente?’. ‘Essa não é nada má’. Uma vez a Vera Lagoa ia a acompanhá-lo numa viagem de Estado e ele foi queixar-se de mim: ‘Dê ao Cid um recado meu. Ele que me faça as bochechas mais pequeninas’. Claro que a partir daí as bochechas do Soares sofreram uma dilatação enorme.