Passa muitas horas ao computador? Saiba o que fazer

Passar horas ao computador pode ser prejudicial para a sua saúde, portanto saiba o que tem de fazer no momento em que se senta em frente a um monitor. 

Apesar da tecnologia estar inserida no nosso quotidiano e de nos facilitar o trabalho ou estudo, há certos aspetos que se deve ter em atenção quando se recorre ao computador.

Sentar-se em frente a um monitor pode parecer tarefa simples, mas requer certos cuidados para que a saúde não sofra. Existem posições e hábitos que se ressentem no corpo e, por isso, estar atento aos sinais que o corpo lhe dá, poderá ser uma mais valia para a sua saúde.

O diretor de serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar do Porto, Pedro Menéres, aconselha repouso regular e uma postura adequada às pessoas que estão muito tempo perante um monitor. Para além disso deve ainda desviar o olhar do monitor para objetos, paisagens, ou para janelas, de modo a que “o músculo que temos dentro do olho possa relaxar” e assim poder evitar fadigas, irritações oculares, dores de cabeça e ainda o cansaço.

Ainda no que diz respeito à visão, há que ter em atenção à iluminação do espaço em si e também à iluminação do próprio monitor, portanto regule o brilho para uma intensidade adequada.

Relativamente à postura, deve manter-se de costas direitas e apoiadas no encosto da cadeira. Os pés devem estar totalmente inseridos no chão em ângulo reto e, por isso, esqueça a ideia de ter pernas cruzadas ou posições estranhas com os pés.

Um outro facto que deve ter em atenção é a comida, pois comer ao mesmo tempo que se trabalha não é o mais aconselhável. Existem lugares propícios para realizar essa tarefa e assim não há o problema das migalhas se infiltrarem no teclado do computador.