Caças vão sobrevoar os Jerónimos hoje à tarde

Será mais um dos momentos a marcar o funeral com honras de Estado do fundador do PS

Caças vão sobrevoar os Jerónimos hoje à tarde

É mais um dos momentos em que o funeral com honras de Estado de Mário Soares fará jus a essa dimensão: no momento em que a urna abandonar o mosteiro dos Jerónimos em direção ao cemitério dos Prazeres, seis caças F-16 da Força Aérea vão sobrevoar o edifício. O voo da esquadrilha foi confirmado hoje à Lusa pelo porta-voz da Força Aérea Portuguesa.

Desde as 11h00 da manhã que as portas da Sala dos Azulejos, onde a urna de Mário Soares foi colocada – respeitando assim o perfil laico do antigo Presidente da República -, estão fechadas ao público, que se pôde prestar condolências ontem à tarde e hoje de manhã.

Neste momento, está a decorrer uma cerimónia evocativa privada. Para as 13h00 está agendada uma cerimónia solene nos claustros do mosteiro, que contará com momentos musicais a cargo do Teatro Nacional de São Carlos e intervenções dos filhos de Mário Soares, João e Isabel.

 O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues também irá discursar, uma intervenção que será antecedida da projeção de um vídeo em que António Costa homenageia o fundador do PS. O vídeo, de cerca de 10 minutos, foi gravado durante a viagem de Estado do primeiro-ministro à Índia.

A última intervenção será a do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O cortejo fúnebre até aos Prazeres acontecerá de seguida e fará paragens no Palácio de Belém, Assembleia da República, Fundação Mário Soares e sede do PS no Largo do Rato