Mário Soares. Todos os passos da sessão evocativa

A sessão solene evocativa em homenagem a Mário Soares só começa às 13h, mas já está tudo a postos no claustro do Mosteiro dos Jerónimos.

Mário Soares. Todos os passos da sessão evocativa

A cerimónia de hoje começa com o Hino Nacional, seguindo-se depois uma gravação do início do discurso do histórico socialista, proferido na Cerimónia de Assinatura do Tratado de Adesão à CEE, no dia 12 de junho de 1985, precisamente no claustro dos Jerónimos.

Em seguida, haverá as intervenções dos filhos do fundador do PS, João e Isabel Soares. Entre os dois discursos, ouvir-se-á "Os Dois Poemas de Amor da Hora Triste", de Álvaro Feijó, pela voz de Maria Barroso, mulher de Mário Soares que morreu em julho de 2015.

Será depois transmitida uma gravação da intervenção do primeiro-ministro, António Costa, que não estará presente na cerimónia uma vez que se encontra em visita de Estado na Índia. O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, irá discursar em seguida e por fim, haverá uma intervenção do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Os três últimos discursos serão intercalados por peças de Mozart, Edward Elgar e Gabriel Fauré tocadas pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, acompanhada do Coro do Teatro Nacional de São Carlos.

A cerimónia termina da mesma maneira que começou, com o Hino Nacional.

Após a sessão solene, a urna de Mário Soares segue para o cemitério dos Prazeres, com breves paragens no Palácio de Belém, na Assembleia da República, na Fundação Mário Soares e na sede do PS. O funeral terá início pelas 15h30.