Xi Jinping é o primeiro presidente chinês em Davos

Xi Jiping será o primeiro presidente da China a participar no Fórum Económico Mundial (FEM) de Davos. A China procura ter um papel mais relevante dos assuntos globais.  

O chefe de Estado chinês estará em visita oficial à Suíça entre 15 e 18 de janeiro e vai marcar presença na no certame que reúne multimilionários e políticos dia 17. Xi Jinping vai ainda visitar a Organização Mundial de Saúde, as Nações Unidas e o Comité Olímpico Internacional.

O presidente será acompanhado do fundador da Alibaba, Jack Ma, do presidente do Dalian Wanda Group, Wang Jialin e do presidente da Baidu, Zhang Yaqin.

“Este ano, devido à escala e tamanho da delegação da China, teremos vozes chinesas na maioria das discussões globais”, diz o representante da delegação da China no FEM à Bloomberg News.  

A China procura oportunidades para definir as regras do comércio mundial, antecipando uma política mais isolacionista dos EUA sob a presidência de Donald Trump, que toma posse a 20 de janeiro, último dia do FEM.

No FEM de 2016 esteve o vice-presidente chinês, Li Yuanchao, e no de 2015 o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, liderou a delegação chinesa.