IGCP financia 2017 com Obrigações do Tesouro

O IGCP espera emitir entre 14 e 16 mil milhões de euros em Obrigações do Tesouro (OT) para financiar 2017.  

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP – revela que "um montante entre os 14 a 16 mil milhões de euros será obtido via emissão bruta de OT, combinando sindicatos e leilões, assegurando emissões mensais".

A nota aponta que “a estratégia de financiamento para 2017 centrar-se-á na emissão de títulos de dívida pública nos mercados financeiros em euros, com realização regular de emissões de Obrigações do Tesouro, para promover a liquidez e um funcionamento eficiente dos mercados primário e secundário”.

O documento da instituição liderada por Cristina Casalinho refere que "o montante das necessidades de financiamento líquidas do Estado no ano de 2017 deverá situar-se em cerca de 12,4 mil milhões de euros. Este valor inclui 2,7 mil milhões de euros de fundos associados à recapitalização da CGD, que já se encontra financiados".

O IGCP refere ainda que "oportunidades para realizar operações de troca e recompras de títulos serão exploradas" e agendou para 18 de janeiro a primeira emissão de Bilhetes do Tesouro a seis e 12 meses entre 1.25 mil milhões de euros e 1,5 mil milhões de euros.