Vive num casamento sem sexo? Aqui fica um conselho “básico, mas brilhante”

Um pequeno passo que pode fazer toda a diferença.

Alguns casais amam-se profundamente, mas parece mais colegas de quarto do que amantes. Não conseguem viver um sem o outro, mas a falta de vida sexual está a dar cabo do casamento.

Este não é um problema tão raro quanto isso e, aos poucos e poucos, pode ser resolvido.

O autor suíço Alain de Botton explicou – num vídeo do canal do YouTube The School of Life – como a terapia pode ajudar um casal a resolver este problema.

Os argumentos de Botton têm como base um casal real, que namorava há dois anos e vivia em conflito já há algum tempo, altura em que um amigo de John lhe disse para falar com Rachel sobre a hipótese de consultarem um terapeuta.

O especialista descobriu que a raiva que John sentia no dia-a-dia vinha da sua infância, altura em que se sentia rejeitado, principalmente pela sua mãe. Agora, sentia-se sexualmente rejeitado pela sua mulher – há meses que não faziam sexo e sempre que John se aproximava, Rachel afastava-se.

O terapeuta sugeriu uma solução que é “tão básica quanto brilhante”, diz Botton: “Em vez de tentar ter relações sexuais e falhar nos objetivos, o John devia dizer à Rachel o que sentia quando a sua mão ficava sozinha, na cama, sem conseguir tocar [no corpo da mulher]”, explica. “Mais importante do que isso, era essencial que John se mantivesse calmo durante a conversa e conseguisse assim fazer uma ‘tradução’ do que realmentia sentia de cada vez que se zangava com a namorada”.

Esta troca de impressões fez com que Rachel se pusesse no lugar do namorado e percebesse melhor o que sentia. Para além disso, John começou a assumir aquilo que sentia em determinados momentos, o que ajudou a melhorar a relação. John e Rachel vã casar brevemente e, ao fim de mais de um ano, as sessões de terapia terminaram.