Advogados. Guilherme Figueiredo toma posse como bastonário

Guilherme Figueiredo toma hoje posse como bastonário da ordem dos Advogados após ter derrotado a ainda bastonária, Elina Fraga, que se recandidatou

Está marcada para hoje a tomada de posse de Guilherme Figueiredo, novo bastonário da Ordem dos Advogados (OA) que na segunda volta das eleições, a 6 de dezembro, conseguiu 9.862 votos contra 9.193 da ainda bastonária, Elina Fraga.

A cerimónia de empossamento de Guilherme Figueiredo – cujo mandato termina em 2019 – terá lugar hoje à tarde no salão nobre da Ordem dos Advogados, em Lisboa.

O novo bastonário, de 60 anos, licenciou-se em 1982 em Ciências Jurídico-Económicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Durante a sua carreira, trabalhou sobretudo nas áreas do direito da empresa, direito civil, direitos de autor e ainda direito de família. 

Em entrevista ao SOL publicada na edição impressa de 12 de novembro, explicou que vê a advocacia como algo que se projeta para “além da defesa dos interesses de quem os advogados representam”. E garantiu que, caso ganhasse (o que se veio a verificar na segunda volta, tal como antecipou na mesma entrevista) não deixaria de parte um hábito antigo: a poesia.