Nutella retirada de supermercados italianos por causar cancro

A Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar alertou para a presença de um ingrediente que pode ser cancerígeno

O creme de avelã da Nutella tem sido alvo de algumas críticas desde que a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar alertou para a presença de um ingrediente que pode ser cancerígeno – o óleo de palma refinado.

Em Itália, a Nutella está a ser retirada das prateleiras por alguns supermercados que estão a deixar de vender o produto.

De acordo com o Independent, são vários os retalhistas italianos, incluindo a maior cadeia de supermercados do país, que estão a boicotar a venda da Nutella como forma de prevenção.

Em maio de 2016, a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar alertou que o óleo de palma tem um grande potencial cancerígeno quando refinado a temperaturas altas.

Os efeitos do óleo representam um risco, especialmente para as crianças, ainda que seja consumido em quantidades moderadas. Qualquer quantidade é considerada perigosa, pois não existem estudos que definam com precisão o nível de risco. Para além da Nutella, existem outras marcas que utilizam o ingrediente, como é o caso da Cadbury, a Clover e a Ben & Jerry´s.

A empresa Ferrero, fabricante da Nutella, constestou os pedidos da autoridade para retirar o ingrediente da receita, alegando que é o óleo de palma que dá a consistência ao creme, “fazer Nutella sem óleo de palma poderia produzir um produto inferior, seria um passo atrás”, adiantou à Reuters o diretor de vendas da Ferrero, Vincenzo Tapella.