Obama surpreendeu o vice-presidente com Medalha da Liberdade

Joe Biden recebeu emocionado a mais alta distinção civil norte-americana

Numa cerimónia realizada na quinta-feira à noite na Casa Branca, o ainda presidente dos EUA, Barack Obama, surpreendeu Joe Biden e distinguiu-o com a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais alta condecoração civil do país.

“Pela tua fé nos nossos compatriotas americanos, pelo teu amor pelo país e pela tua vida de serviço que perdurará por várias gerações (…) tenho o prazer de te distinguir com mais alta honra civil da nossa nação”, justificou Obama, perante um vice-presidente emocionado e visivelmente surpreso. 

Aos elogios do presidente, Biden respondeu da mesma moeda e congratulou-se por ter feito parte do “percurso de um homem notável, que fez coisas notáveis”. “Sr. Presidente, estou em dívida consigo (…), com a sua amizade (…) e com a sua família”, agradeceu Biden, citado pela CNN.

Obama aproveitou ainda a cerimónia para gracejar sobre a relação estreita que tem com Biden, alvo de constantes piadas nas redes sociais, e antes da distinção, prometeu uma última oportunidade para a Internet poder brincar com o “bromance” entre os dois.