Óleo de palma pode provocar cancro? Ferrero garante que Nutella é segura

A Ferrero, fabricante da Nutella, responde ás acusações de que o seu produto pode aumentar o risco de vir a ter cancro através de um comunicado onde garante que que o seu creme de avelãs é seguro.

Depois da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar alertar, em 2016, no seguimento de um estudo, para a presença de um ingrediente que pode ser cancerígeno – o óleo de palma refinado na Nutella, a Ferrero emitiu o comunicado onde garante que o seu produto é totalmente seguro.

Na altura do alerta, a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar referiu que os efeitos do óleo representam um risco, especialmente para as crianças, ainda que seja consumido em quantidades moderadas. Qualquer quantidade é considerada perigosa, pois não existem estudos que definam com precisão o nível de risco. 

Para além da Nutella, a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar referia também outras marcas que utilizam o ingrediente, como é o caso da Cadbury, a Clover e a Ben & Jerry´s.

Em declarações à Reuters, o porta-voz da empresa Vincenzo Tapella defende o produto na medida que ‘o óleo de palma usado pela Ferrero é seguro porque vem de frutas espremidas na hora e é processado a temperaturas controladas’.

O porta-voz do fabricante explicou ainda que o óleo de palma é refinado abaixo dos 200 graus e a uma pressão muito baixa, num processo mais moroso e caro do que o tradicional, o que reduz estes contaminantes.