Em Silicon Valey, os estagiários são pagos “a peso de ouro”

A Apple paga aos seus estagiários cerca de 5.329 euros mensais. 

Em Silicon Valey, uma região californiana onde estão sediadas algumas das maiores empresas tecnológicas do mundo, os estagiários são muito bem pagos. Esta é, pelo menos, a perceção dos portugueses, onde o ordenado mínimo ainda é de apenas 557 euros e onde associamos os grandes salários aos gestores de topo.

O levantamento foi feito pela startup de recursos humanos, a StarOfService, que justifica os valores elevados com o facto de os estagiários de hoje em dia serem nativos digitais que, desde muito cedo, competem entre si para “captar a atenção dos recrutadores de grandes empresas”.

Segundo a StarOfService, o nível dos salários pagos aos jovens tem vindo a aumentar significativamente nos últimos anos. Já para não falar que a contratação de estagiários a “peso de ouro” é cada vez mais frequente.

A diretora internacional da startup francesa, Monica Zamfir, justifica dizendo que “se a empresa ‘A’ não recrutar o jovem talento ‘Y’, a empresa ‘B’ irá certamente fazê-lo. Pura competição. O paradoxo é que um estagiário, que por norma ganhava um salário baixo enquanto aprendia, poder atualmente, dependendo da área e obviamente do seu skill-set, chegar a ganhar mais, em apenas alguns meses de trabalho, do que alguns profissionais ganham o ano inteiro”.

A Dropbox está no topo do ranking das empresas tecnológicas que melhor pagam aos estagiários, o salário mensal pode chegar aos 8.286 euros.

Segue-se a Uber com 6.992 euros.

A gigante tecnológica Google ocupa o terceiro lugar no ranking, com um salário de 6.816 euros mensais.

O Facebook, empresa fundada por Mark Zuckerberg, paga aos estagiários 6743 euros.

Microsoft: na empresa fundada por Bill Gates, o homem mais rico do mundo, um estagiário pode ganhar, por mês, cerca de 6.404 euros.

Na Amazon, o ordenado de um estagiário pode chegar aos 5.897 euros mensais.

A plataforma de alojamento turístico, a Airbnb, paga aos estagiários 5.843 euros por mês.

A Intel paga aos estagiários 5.725 euros

Por fim, a Apple encerra o ranking com um valor de 5.329 euros mensais.