Governo renova contrato com Lacerda Machado

A renovação do contrato de consultoria com o amigo pessoal de Costa mantém o mesmo salário: 2000 euros por mês.

Governo renova contrato com Lacerda Machado

O Governo renovou o contrato com Diogo Lacerda Machado, advogado e amigo pessoal do primeiro-ministro, por mais seis meses.

Segundo o jornal Público, o contrato, que teve início no dia 15 de abril e terminou no passado dia 31 de dezembro, teve como objetivo a prestação de serviços de “consultadoria estratégica e jurídica, na modalidade de avença, em assuntos de elevada complexidade e especialização, na área de competência do primeiro-ministro”.

A renovação do contrato de consultoria mantém o salário anteriormente acordado: 2000 euros por mês.

Recorde-se que a ligação entre Lacerda Machado e o Executivo começou de forma polémica, uma vez que a prestação de serviços começou de forma informal. Isto é, o advogado esteve na mesa de negociações com os lesados do BES, com a TAP e no caso BPI/Isabel dos Santos em representação do Governo, sem ter um contrato com o Executivo.

Após acusações de falta de transparência por parte de diversos partidos, nomeadamente o PSD, o BE e o PCP, António Costa anunciou que iria assinar um contrato com Lacerda Machado, que acabaria por ser firmado em abril de 2016. Ainda assim, o consultor teve de prestar declarações na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas.