Estes 8 homens têm mais dinheiro do que 3,6 mil milhões de pessoas juntas

No total, estes homens acumulam uma fortuna de cerca de 400 mil milhões de euros

Um relatório da organização sem fins lucrativos Oxfam revela que existem oito homens no planeta que têm tanto dinheiro quanto as 3,6 mil milhões de pessoas mais pobres do mundo.

Estes homens são Bill Gates, fundador da Microsoft, Warren Buffett, magnata norte-americano, Carlos Slim, empresário mexicano, Jeff Bezos, CEO da Amazon, Mark Zuckerberg, criador do Facebook, Amancio Ortega, dono do grupo que detém marcas como Zara, Massimo Dutti e Oysho, Larry Ellison, empresário norte-americano, e Michael Bloomberg, fundador da empresa de comunicações Blooomberg.

No total, estes homens acumulam uma fortuna de cerca de 400 mil milhões de euros, revelou a organização.

“Esta desigualdade abismal está a deixar milhões de pessoas encurraladas num estado de pobreza, a fraturar as nossas sociedades e a envenenar as nossas políticas”, disse à CNN Paul O’Brien, vice presidente da Oxfam nos Estados Unidos.

Segundo o relatório da mesma organização, desde 2015 que os homens mais ricos do mundo – que pertencem ao grupo de 1% da população que consegue chegar a essa categoria – têm mais dinheiro do que o resto da população mundial.

O documento diz também que sete em cada 10 pessoas vive num país em que a desigualdade financeira piorou nas últimas três décadas. Para além disso, nos últimos 25 anos, as pessoas que pertencem a estes 1% ganharam mais dinheiro do que o grupo de cidadãos que compõem o grupo dos 50% mais pobres do mundo.