Economia

Combustíveis mais baixos a partir de hoje


Boas notícias para quem vai abastecer o seu automóvel: a gasolina vai descer um cêntimo – trata-se da primeira redução em oito semanas. 

Já o gasóleo irá descer 1,5 cêntimos por litro já a partir desta segunda-feira, no que será a segunda redução desde o início do ano. Esta semana, o preço médio do litro do gasóleo simples é de 1,278 euros, de acordo com os dados disponíveis no site da Direção-Geral de Energia e Geologia. Já o litro da gasolina simples de 95 octanas está nos 1,468 euros.

A queda das matérias--primas e a subida do euro contra o dólar justificam a descida dos combustíveis nos postos de abastecimento. Os preços praticados pelas gasolineiras têm como base a cotação média da gasolina e do gasóleo na semana anterior, altura em que ambos os preços desceram.

De acordo com o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio da gasolina de 95 octanas praticado em Portugal é o quinto mais caro em toda a UE. Já o gasóleo ocupa a 9.ª posição entre os 28 países do espaço comunitário. A fiscalidade é o fator que mais pesa nos preços dos combustíveis em Portugal.