Cinco cães morreram durante as gravações de um filme da Disney

Filme foi gravado em 2007 e lançado um ano depois

O filme da Disney "Snow Buddies – Aventuras na Neve" já tem alguns anos – foi lançado em 2008. Mas só agora surgiram pormenores sobre as gravações da longa-metragem. Apesar de esta ser uma história infantil e querida, com cachorros amorosos, houve vários problemas no que diz respeito ao cumprimento dos direitos dos animais.

Durante a rodagem do filme, em 2007, cinco cães morreram e vários estiveram doentes. Dos 30 cães que participaram nas filmagens – 25 vindos de Nova Iorque e cinco do Canadá -, 15 estavam doentes há duas semanas. Estavam a ser acompanhados por veterinários locais, depois de terem sido diagnosticados com  giárdia e coccidia, doenças intestinais provocadas por parasitas. Para além disso, naquela altura, houve em Vancouver um surto de parvovirose, uma gastroenterite viral que também afetou estes cães.

Destes 15 animais, três tiveram de ser abatidos e dois não resistiram às complicações provocadas pelas doenças.

Uma pessoa que participou nas gravações disse ao site Complex que a produção cometeu o erro de encomendar cães mais novos do que era recomendável – tinham seis e não oito semanas de vida. Com esta idade, os animais estavam mais vulneráveis às doenças.

Na altura, a PETA escreveu ao CEO da Disney, exigindo que a distribuição do filme fosse cancelada. Mesmo assim , Snow Buddies – Aventuras na Neve foi lançado em 2008 em DVD, tendo feito cerca de 50 milhões de dólares. Outros cinco episódios da saga foram produzidos entretanto.

Para ler o artigo da Complex, clique aqui.