CMVM regista OPA do CaixaBank ao BPI

Operação arranca na terça-feira.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) registou a Oferta Pública de Aquisição (OPA) do CaixaBank sobre a totalidade do capital do BPI, oferecendo o banco espanhol 1,134 euros por cada ação do banco liderado por Fernando Urich.

A informação divulgada ao início da noite pelo regulador dos mercados financeiros indica ainda que a operação arranca já esta terça-feira, dia 17 de janeiro, e decorre até 7 de fevereiro.

O banco espanhol alterou os termos da OPA originalmente lançada em abril sobre o BPI, já que a aprovação da desblindagem dos estatutos levou a que os catalães passassem a votar com os 45% que detêm deste banco, com a oferta a passar assim de voluntária a obrigatória.
 
Nessa altura,foi obrigado a subir a contrapartida aquando do lançamento da OPA obrigatória, passando a oferecer 1,134 euros por ação em vez dos 1,113 euros propostos no anúncio preliminar de abril. A alteração prende-se com as regras de uma OPA obrigatória: a contrapartida oferecida tem de ser “igual ao preço médio ponderado das ações nos seis meses imediatamente anteriores” à apresentação da oferta – neste caso, 21 de setembro último.