O problema sexual sobre o qual poucos falam

Muitos passam por esta situação, mas poucos falam sobre o assunto

Muito se fala e escreve sobre sexo: conselhos para ter uma vida sexual saudável, os benefícios de fazer sexo regularmente, o número de parceiros ideal, etc. Mas existe um problema sobre o qual poucos falam e que afeta muitas pessoas.

Depressão pós-sexo é o termo usado para descrever a sensação de tristeza, ansiedade, agressividade e melancolia que surge depois de uma relação sexual. E tal acontece depois de uma relação consentida e não forçada.

Denise Knowles, terapeuta sexual, explicou ao Independent que “este não se trata de um fenómeno raro. Não está necessariamente relacionado com um trauma ou arrependimento: a existência de um caso destes não implica a ocorrência de algo sinistro anteriormente”.

A especialista explicou que este estado está relacionado com a libertação de hormonas que ocorre após a relação sexual. “Fazer sexo é um ato íntimo e um orgasmo liberta muitas hormonas que nos fazem sentir bem. O nível de hormonas libertadas começa a baixa logo após o pico do orgasmo e à medida que nos afastamos dessa sensação de felicidade, uma maior tristeza pode surgir”, afirmou. “ No entanto, se se sente triste independentemente de ter tido relações sexuais, o melhor é explorar essa situação, pois pode tratar-se de um problema mais grave”, aconselhou a terapeuta.

Um estudo citado pelo Independent, que envolveu 230 mulheres, mostra que 46% da população analisada teve depressão pós-sexo “algumas vezes” em apenas um mês.

Para ler o artigo do site britânico, clique aqui.