Como detetar artigos falsos à venda online

A MarkMonitor faz algumas sugestões 

De acordo com a MarkMonitor, empresa cuja missão é assegurar a proteção das marcas e que aconselha os consumidores sobre como distinguir artigos genuínos dos falsificados, em 2016 23% das pessoas que adquiriram produtos online acabaram com um artigo falsificado nas mãos.

Antes de comprar o que quer que seja online deve sempre averiguar se o produto que está a adquirir é verdadeiro.

O site

As lojas online que vendem produtos falsificados estão cada vez mais sofisticadas, o que faz com que as pessoas não se apercebam de nada. No entanto, nem todas se lembram das secções ‘FAQ’ ou ‘Sobre Nós’. Deve verificar sempre este ponto antes de comprar alguma coisa.

Política de devoluções

Se a política de devoluções não estiver bem explicada, de certeza que a loja é falsa. A lei do comércio obriga a uma política de devoluções sem entraves nos 14 dias após a receção do produto em causa.

Autorizações

Se a loja online vende uma determinada marca conceituada, verifique junto da marca se esse vendedor é autorizado (a vender).

Endereço da loja

Verifique se o URL da loja é propositadamente parecido com o da marca que vende, com o objetivo de desviar tráfego da marca original, nomeadamente acrescentando termos como ‘outlet’, ‘desconto’, ‘barato’, etc.

Nome da loja

Às vezes os falsificadores adotam nomes que correspondem à marca falsificada com erros ortográficos.

Cuidado com as buscas

É proibido anunciar artigos contrafeitos nos motores de busca mais populares, no entanto os falsificadores tentam ludibriar o sistema utilizando termos atrativos como ‘desconto’ ou ‘barato’ para ficarem bem posicionados nas pesquisas automáticas. Assim, se procurar na internet por sapatos da marca X, é provável que surja marca X num anúncio no topo da página de pesquisa mas se procurar por sapatos da marca X baratos, já podem surgir lhe sites falsos nos primeiros lugares da pesquisa.

Política de privacidade

Os falsificadores não se preocupam com a privacidade dos seus clientes, portanto é provável que não encontre este tipo de informação na loja online falsa.

Reputação

Faça uma pesquisa sobre a loja antes de comprar alguma coisa, se for falsa é quase certo que encontre outros consumidores a denunciar o caso online. Pode pesquisar ainda referências de pagamento por MB e ver se surgem, associadas, determinadas entidades a casos de fraude ou falsificações.