Conheça 10 funcionalidades do WhatsApp

É um utilizador assíduo da aplicação? Então saiba como fazer algumas coisas que talvez não conheça.

O site CNet elaborou uma lista com 10 funcionalidades da aplicação. Saiba quais são.

Formatar o texto das mensagens

As mensagens enviadas podem ser formatadas. Se quiser que o seu texto esteja a negrito, basta usar asteriscos (*olá*). No entanto, se preferir que as mensagens apareçam em itálico, é só usar o underscore (_olá_). Por último, caso prefira que o texto esteja rasurado, deve colocar um til antes e depois do texto (~bom dia~).

Saber as pessoas com quem troca mais mensagens

Se quiser saber com quem é que troca mais mensagens ou ficheiros, basta ir a Definições – Dados e Armazenamento – Utilização de Armazenamento.

Pormenores das mensagens

Por exemplo, se quiser saber a que horas foi entregue e a que horas foi lida uma mensagem basta pressionar a mensagem que enviou, de seguida vão aparecer várias opções e tem de escolher ‘detalhes’.

Silenciar uma conversação

Esta opção é útil quando está inserido num grupo em que a troca de mensagens é constante. Deve clicar em cima do nome do grupo (ou da pessoa) e escolher a opção sem som. Poderá também escolher o período de tempo em que quer manter as notificações de mensagens em silêncio – 8 horas, 1 semana ou 1 ano. Isto para quem tem um iPhone.

No caso de ter um Android é só abrir uma conversação e no canto superior direito clicar na opção que tem três pontinhos, vai ver a opção desativar notificações. As opções temporais são as mesmas.

Personalizar as notificações

Além de silenciar as notificações, também é possível escolher o som das mesmas, para isso basta clicar nos detalhes de um contacto e selecionar a opção notificações personalizadas. Aí é só escolher o som que mais lhe agrada.

Não revelar quando esteve online

Se não quiser que se veja a última vez que esteve online, é só clicar em Definições – Conta – Privacidade.

Não revelar se leu as mensagens que lhe enviaram

Siga os mesmos passos do ponto anterior. Na Privacidade vai poder desativar os recibos de leitura. Ao fazê-lo, os outros não vão saber se leu as mensagens. No entanto se desativar esta opção também não vai conseguir ver quando é que leram as suas mensagens.

Não guardar ficheiros

Tem pouco espaço disponível no seu telemóvel para guardar os ficheiros que lhe enviam? Vá a Definições – Conversas e desative a opção guardar automaticamente.

Assinalar uma mensagem importante

Quando lhe enviarem uma mensagem com dados importantes que poderá querer recuperar mais tarde, o mais fácil é pressionar a mensagem em causa e carregar na estrela que aparece como primeira opção. Quando quiser ver as mensagens que tem assinaladas é só abrir uma conversa, carregar no nome do contacto e abrir a opção mensagens assinaladas.

Usar o WhatsApp através de um computador

Pode trocar mensagens utilizando esta aplicação, mas no computador. Basta ir a https://web.whatsapp.com e, com a câmara do telemóvel, fazer uma espécie de scanner do código QR que aparece no site.