Qual é o cereal mais rico do planeta?

Existem cerca de três mil variedades de cores e de tamanhos

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), a quinoa pode desempenhar um papel muito importante para acabar com a fome e com a pobreza, já que existem inúmeros benefícios neste superalimento.

A planta nasce em toda a região montanhosa dos Andes, na América Latina, e foi considerada pelos Incas como o “grão de ouro”. Isto porque o cereal contém 8 aminoácidos essenciais ao nosso corpo: vitaminas do complexo B, fósforo, magnésio, fibras, zinco, ómega 3 e um elevado valor proteico. Além disso, a quinoa é um verdadeiro aliado dos celíacos, uma vez que não tem glúten.

A NASA começou por estudar este produto no início dos anos 90 e “desde então, a agência tem vindo a introduzi-la na alimentação dos astronautas antes e durante as missões” disse o diretor do gabinete de turismo do Peru em Portugal, Juan Luis Kuyeng Ruiz.

O Perú é o maior produtor de quinoa do mundo com cerca de 130 mil toneladas a serem colhidas num espaço de um ano.

Existem cerca de três mil variedades de cores e tamanhos, sendo que as mais importadas são a branca, a vermelha e a preta e os EUA são os principais interessados neste superalimento.