Ricardo Salgado vai ser ouvido por Carlos Alexandre

Ministério Público requereu ao juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal o interrogatório judicial do arguido tendo em vista a aplicação de uma medida diversa do termo de identidade e residência

Ricardo Salgado vai ser ouvido nas próximas horas pelo juiz Carlos Alexandre.

O Ministério requereu ao juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal o interrogatório judicial do arguido, tendo em vista a aplicação de medida de coação diversa do termo de identidade e residência. Segundo o i apurou, será Carlos Alexandre a presidir ao interrogatório.

Salgado já estava sujeito ao TIR no âmbito de outros processos, medida que agora poderá ser revista para outra mais gravosa.

Uma medida de prisão preventiva não seria, porém, expectável uma vez que Salgado já pagou cauções no valor de 4,5 milhões de euros.

Segundo uma nota da Procuradoria-Geral da República, o arguido é suspeito da prática de factos suscetíveis de integrarem os crimes de corrupção, abuso de confiança, tráfico de influência, branqueamento e fraude fiscal qualificada.

Recorde-se que esta manhã Ricardo Salgado começou a ser ouvido no Departamento Central de Investigacao Criminal (DCIAP) sobre o negócio PT/Oi e foi confirmada a sua constituição como arguido na operação Marquês.

Entre 2006 e 2011, foram feitas diversas movimentações financeiras de vários milhões de euros e que tinham como origem entidades do universo GES e destino final contas de Carlos Santos Silva (que, para o MP, não passa de um testa-de-ferro de José Sócrates).  

O Grupo Espírito Santo, enquanto acionista da PT, foi, segundo o MP, um dos grandes beneficiários de todas as decisões tomadas por Sócrates no âmbito do negócio da PT com a Oi. A investigação defende que o antigo primeiro-ministro beneficiou de um montante de milhões de euros. 

{relacionados}