Paulo Macedo toma posse até ao fim do mês de janeiro

Finanças garantem que não há “vazio de poder” na Caixa.

Paulo Macedo toma posse até ao fim do mês de janeiro

Paulo Macedo deverá assumir a liderança na Caixa Geral de Depósitos (CGD) já nos próximos dias. A garantia foi dada pelo Ministério das Finanças, assegurando que “tudo está a avançar muito bem” e que “não há vazio de poder” na Caixa. De acordo com o ministério, trata-se “apenas de um procedimento administrativo que as autoridades de supervisão farão de forma expedita”, sendo “os processos despachados à medida que se concluem os diferentes passos”.

O ex-ministro da Saúde do governo de Passos Coelho vai conduzir os destinos da Caixa, em substituição de António Domingues, juntamente com José João Guilherme, antigo administrador do BCP e do Novo Banco, e do adjunto do secretário de Estado do Tesouro, Nuno Martins. A Caixa contará ainda com uma administradora, Maria João Carioca, que abandona a liderança da Euronext Lisboa para regressar ao banco público.

A lista de administradores do banco público fica completa com Francisco Cary, que foi quadro do Grupo Espírito Santo e administrador do BES Investimento, e com João Tudela Martins, que já fazia parte da equipa anterior.

A CGD está numa fase de alteração de gestão depois de, em 31 de dezembro, ter terminado o curto mandato de António Domingues à frente do banco público, que foi marcado por polémicas com o governo, sobretudo porque o gestor e a sua equipa se recusaram a entregar as declarações de rendimento e património junto do Tribunal Constitucional, argumentando que o executivo do PS tinha aceitado que não cumprissem o estatuto do gestor público.