Frio faz disparar gastos com eletricidade. Consumo na quinta foi o mais alto em seis anos

Também na quinta-feira, o consumo de gás natural atingiu o valor mais elevado de sempre

Na quinta-feira atingiu-se um máximo histórico no consumo de gás natural, 252.4 GWh, sendo que o valor do mercado elétrico atingiu 103.2 GWh e o valor do mercado convencional 149.2 GWh. A capacidade horária do gasoduto esteve perto seu limite, repetidamente, nos últimos dias. Os dados foram revelados pela REN.

Já o consumo de eletricidade em Portugal atingiu 169 GWh, o valor mais elevado desde janeiro de 2011. Este consumo foi abastecido com 46% de renováveis, 22% de carvão e 26% de gás natural em centrais de ciclo combinado.

O Terminal de GNL de Sines atingiu, no passado dia 12 de janeiro, o máximo da sua capacidade de injeção física de gás natural no gasoduto de transporte de Sines, refletindo o aumento do consumo de gás natural em Portugal que resultou da vaga de frio que assola o país e das necessidades de produção de eletricidade.

O Terminal de Gás Natural da REN em Sines atingiu 100% da sua capacidade de injeção na rede, tendo ainda sido responsável por 89% do consumo nacional de energia no dia 12 de janeiro. Nos últimos dias, o Terminal tem vindo a registar valores próximos do seu máximo.