José Miguel Júdice. “Marcelo tem um estilo mais monárquico”

“Eu sempre disse que Costa rezava a todos os santinhos para que Marcelo ganhasse”

José Miguel Júdice foi apoiante de Marcelo Rebelo de Sousa e é amigo do ex-líder do PSD há muitos anos. O advogado diz que esperava que Marcelo fosse um bom Presidente da República, mas saiu “melhor que a encomenda”.

Foi apoiante de Marcelo Rebelo de Sousa. Esperava que ele fosse como Presidente da República aquilo que está a ser ou alguma coisa o surpreendeu?

Eu diria que ele saiu melhor que a encomenda. Não é pior, é melhor que a encomenda. Cometeu pouquíssimos erros e fez muita coisa bem feita, além do que eu esperava. Conseguiu estabelecer uma empatia com o país notável, o que é um trunfo magnífico. Para ele e para todos nós.

Está a beneficiar de Cavaco Silva ter acabado o mandato com uma popularidade fraca?

As pessoas estavam zangadas com Cavaco Silva. Estavam magoadas com o mundo. Também não foi justo para Cavaco Silva. O que eu digo é que, de facto, é um estilo completamente diferente. É um estilo mais monárquico, mais de poder moderador no sentido de um poder que pode influenciar fortemente as decisões, mas, por isso, tem de ter uma relação direta com o povo soberano. É um bocadinho como os reis da monarquia constitucional na sua fase inicial, que tinham um apoio popular muito grande, mas que tinham o poder político com os partidos a gerir. Eles podiam influenciar as decisões porque tinham muito apoio junto da população. Marcelo tem exercido esse papel de rei constitucional da melhor maneira possível.

O PS parece mais satisfeito com o Presidente da República do que o PSD. Há razões para isso?

Eu sempre disse que Costa rezava a todos os santinhos para que Nóvoa e Maria de Belém perdessem as eleições. Ele todos os dias ia rezar a todos os santos, a todos os deuses, para pedir que fosse Marcelo a ganhar, e Marcelo também não via com maus olhos que Costa fosse governar. Mas não são os primeiros. Sócrates e Cavaco viveram em lua-de-mel durante os primeiros anos, Soares e Cavaco viveram em lua-de-mel na primeira fase. Isso é normal. Vamos ver é como será na fase seguinte.

Julga que Marcelo vai candidatar-se a um segundo mandato para cumprir dez anos em Belém como Eanes, Soares e Cavaco?

Se ele quiser fazer dois mandatos, faz com uma perna às costas, mas não sei se quer. Só ele é que lhe poderá responder.