Ténis. Nadal bate Monfils e está nos quartos do Open da Austrália

Milos Raonic será o adversário na próxima ronda

Rafael Nadal garantiu, esta segunda-feira, o apuramento para os quartos de final do Open da Austrália, depois de deixar para trás o francês Gael Monfils.

O tenista espanhol, nono no ranking ATP, venceu com os parciais de 6-3, 6-3, 4-6 e 6-4 e vai agora lutar por uma vaga nas meias-finais com Milos Raonic, canadiano que ocupa o terceiro lugar do mundo e que derrotou o também espanhol Roberto Bautista por 7-6 (8-6), 3-6, 6-4 e 6-1.

No histórico com Raonic, Nadal leva clara vantagem, com seis triunfos em oito duelos. No entanto, esta é a terceira vez consecutiva em que o canadiano atinge esta fase da prova. Já o espanhol não chegava aos quartos de um torneio do Grand Slam desde a edição de 2015 do Roland Garros – o ano passado, por exemplo, foi eliminado neste mesmo Open da Austrália logo na primeira ronda.

Na competição feminina, Serena Williams, segunda do ranking mundial, também se qualificou para os quartos de final, depois de vencer a checa Barbora Strycova (16ª do ranking) em dois sets, pelos parciais de 7-5 e 6-4.

A tenista norte-americana, atual número 2 do ranking, soma 22 títulos do Grand Slam, partilhando o recorde de troféus na "era Open" com a alemã Steffi Graf e estando a dois do máximo total, pertença da australiana Margaret Court. Nos quartos, defrontará a britânica Johanna Konta (9ª do ranking) ou a russa Ekaterina Makarova (34ª do ranking).