Desporto

Liga dos Campeões. Dortmund contrata promessa sueca

Alexander Isak era cobiçado por vários tubarões do futebol europeu

O Borussia Dortmund anunciou nesta segunda-feira a contratação do jovem avançado sueco Alexander Isak, que estava a ser alvo da cobiça de vários tubarões do futebol europeu. A transferência, de resto, motivou mesmo uma autorização especial da FIFA, porque Isak é ainda menor de idade (17 anos).

"Alexander Isak é um talento de alto calibre que era perseguido por boa parte dos principais clubes da Europa. Estamos muito felizes por ele ter escolhido o Borussia Dortmund", anunciou Michael Zorc, diretor desportivo do clube alemão, que terá pago cerca de 8,6 milhões de euros pelo jogador ao clube sueco AIK Solna.

Isak estreou-se na equipa principal do AIK em 2016, com apenas 16 anos, tendo marcado 13 golos em 29 jogos. Já este ano, tornou-se no mais jovem jogador a marcar pela seleção principal, aos 17 anos, na goleada à Eslováquia (6-0). Um pormenor importante: poderá defrontar o Benfica nos oitavos de final da Liga dos Campeões - isto, apesar de ter jogado duas pré-eliminatórias da Liga Europa pelo AIK.

Ainda nesta segunda-feira, o Dortmund anunciou também a renovação do contrato com o internacional norte-americano Christian Pulisic até 2020. "Tenho muito para aprender. Em Dortmund posso encontrar as melhores condições. Tem os melhores adeptos do mundo, melhor não pode ser", referiu o avançado norte-americano de 18 anos, que tem sido uma das revelações do Dortmund na presente temporada, somando dois golos em 19 jogos.