Vanessa. Avaliação das resoluções de 2016

A Vanessa concluiu que o ano de 2016 nem correu mal de todo. Cumpriu, mais ou menos, a lista dos gajos que jurou que ia evitar, a começar pelos que julgam ser a reencarnação de Napoleão. Mas nem tudo foi cumprido, infelizmente.

E é agora, quando o pessoal já está todo a abandonar as resoluções de Ano Novo que, engasgado nas passas e champanhe às zero horas do dia 1 de janeiro, fez, que a Vanessa decide avaliar o que cumpriu ou não cumpriu das promessas que fez no ano passado. Primeiro, foi procurar o papel que tinha escrito, a ver o que tinha falhado. Falha-se muito nestas coisas, toda a gente sabe.

– Eh pá, já nem me lembrava disto! As minhas resoluções do ano passado eram evitar malucos.

– Tenho uma ideia que sim, disse eu.

– Escrevi isso. Estão aqui os vários tipos de gajos que eu jurei evitar em 2016.

– E evitaste mesmo?

– Não tenho bem a certeza. Mas genericamente talvez. O primeiro da lista era “o chanfrado” que quer convencer toda a gente que é uma espécie de reencarnação de Napoleão Bonaparte e diz que quer ser Presidente da República.

– Conheceste alguém este ano assim?

– Não, que me lembre.

– Se um gajo te dissesse que queria ser Presidente
da República lembravas-te, certo?

– Em princípio sim. Mas se tivesse bebido muito provavelmente não.

A Vanessa esquecia-se, quando bebia um bocado, do que lhe tinha acontecido. Era muito divertido, às vezes. Tínhamos que lhe contar partes da sua própria história.

– Mas cumpriste a lista toda? Se em princípio não saiste com nenhum Napoleão Bonaparte, acho que o ano de 2016 correu bem. Quais eram os outros da lista?

– Obriguei-me a erradicar os narcisistas, mas aí falhei.

É impossivel erradicar os narcisistas, aquelas pessoas que nos pregam secas monumentais e se acham o último exemplar da espécie humana no deserto.  Sobre os narcisistas estamos conversados: podemos fazer esforços, mas daí à erradicação é um passo de gigante. Na realidade, eles estão em todo o lado. Sim, em 2016, a Vanessa não tinha conseguido escapar a sair com um ou dois narcisistas.

– Ohhh afinal quase não cumpri a lista…

– Mas quais eram os outros tipos de gajos que querias evitar em 2016 e não conseguiste?

– O Zé Luís, por exemplo, escrevia as sms cheias de abreviaturas. E eu ainda saí com ele meia-dúzia de vezes. Como é que se consegue evitar gente que escreve sms com abreviaturas? Não se pode!

– Sim, isso é um bocado como os narcisistas. Mas qual era o resto da tua lista de gajos que se tinham mesmo que evitar?

– Os que inventam desculpas ridículas no género “não posso jantar contigo porque tenho um encontro com um amigo que já não vejo há 20 anos”.

– E conseguiste evitar esse tipo de gajos?

– Quase. Quer dizer, ainda recebi uma vez uma desculpa dessas, mas não dei troco.

– Oh, Vanessa, então estás de parabéns! Conseguiste cumprir pelo menos duas resoluções de 2016! Se evitaste no ano passado gajos que julgam ser o Napoleão e também os que dão desculpas da treta
é uma vitória! Como disse uma vez o fantástico treinador Manuel José, devia-te apetecer dar um abraço a ti própria!

– Achas mesmo?

– Claro que acho! O maior problema das mulheres são os gajos que se julgam o Napoleão!! Se ultrapassaste essa fase, é magnífico. E os tretas. Não dar confiança aos tretas é muito bom!

– O meu problema é que não consegui evitar os gajos que têm a mania das limpezas. Tu não imaginas o que se passa agora cada vez que o Carlos vai lá a casa. Põe-se a aspirar, a limpar o pó e a lavar a louça. Estou com os nervos em franja.

– Olha para o lado positivo.