Polícia descobre 20 milhões debaixo do colchão em esquema com lesados em Portugal

O dinheiro está relacionado com um esquema piramidal da TelexFree

As autoridades norte-americanas encontraram 20 milhões de dólares, cerca de 18.6 milhões de euros, escondidos debaixo de um colchão.

O dinheiro está relacionado com o esquemas piramidal da TelexFree, que fez vários lesados em Portugal.

As imagens, agora divulgadas pelo gabinete do Ministério Público, mostram dezenas de maços de notas, apreendidos durante umas buscas efetuadas, este mês, num apartamento em Westborough, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos da América. 

A polícia americana já deteve o dono do apartamento, Cléber Rene Rizerio Rocha, um cidadão brasileiro de 28 anos, que foi acusado de lavagem de dinheiro.

As autoridades acreditam que a fortuna encontrada está relacionada com o esquema piramidal da TelexFree, uma empresa sediada em Massachusetts, que fornecia serviços de comunicações telefónicas através da internet.

De acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, o verdadeiro objetivo da empresa era angariar promotores, através de técnicas de marketing agressivo, que pagavam um valor elevado de uma jóia mediante a promessa de lucros obtidos igualmente altos.

Os promotores depois tinha de angariar outros promotores de forma a tentarem recuperar o dinheiro investido.

O esquema piramidal teve início em janeiro de 2012 e terminou em março de 2014, fazendo vários lesados por todo o mundo.

Em Portugal, estima-se que as perdas rondem os 50 milhões de euros, a maioria dos quais aplicados por residentes na Madeira.

Em 2013 a TelexFree anunciou várias vendas no valor de mil milhões de dólares, o que equivale a cerca de 930 milhões de euros.