Penhoras de carros subiram quase 30%

Fisco penhorou e vendeu cerca de 20 viaturas por semana no ano passado, mas os imóveis continuam a ser os tipos de ativos mais penhorados 

As penhoras de carros dispararam 28% no ano passado. A cada semana que passou, o Fisco penhorou e vendeu cerca de 20 viaturas, num total de 979 veículos. Este foi o único tipo de penhora que aumentou.

O tipo de activos mais penhorados continuam a ser imóveis que não servem de habitação permanente, mas a procura por estes bens tem vindo a cair. O mesmo tem acontecido com móveis, electrodomésticos, direitos de trespasse e arrendamento e equipamentos industriais, revelou o Diário de Notícias.

Em 2016, o Fisco levou a hasta pública 2.436 imóveis. As vendas electrónicas de bens penhorados totalizaram 4.430, menos 162 do que no ano anterior. De fora destas contas, estão as penhoras de ordenados, pensões e activos financeiros.

Depois das limitações à venda de casas de família por dívidas fiscais vem aí nova legislação. O objectivo é agora limitar as penhoras dos saldos bancários no valor do imposto que está efectivamente em dívida e não de todo o saldo como acontece actualmente.