O que deve perguntar antes de ter relações sexuais

As relações sexuais são uma parte importante da vida de qualquer pessoa. Disso não há dúvidas. Para algumas pessoas é complicado separar as emoções do ato sexual. Para algumas é até impossível. Mesmo que se goste de ter noites fugazes com pessoas que se conhece apenas numa noite, é importante não ignorar as suas emoções e o impacto que elas têm…

A decisão de ter relações sexuais com alguém não deve ser tomada levianamente, portanto é importante fazer um ‘check-up’ consigo mesmo antes de tomar esta decisão. A psicóloga Leslie Becker-Phelps, através do site WebMD, aconselha-o a fazer estas quatro questões antes de tomar uma decisão precipitada e dominada pelas hormonas:

1. O que significam para mim as relações sexuais?

É importante perceber se o ato sexual está de acordo com aquilo em que acredita. Por exemplo, se acha que é necessário ter um certo tipo de intimidade com alguém antes de passar ao próximo nível, talvez não seja boa ideia ter relações sexuais com alguém que conhece há pouco tempo. Ou se acredita que é preciso ter algum tipo de compromisso antes de dar este passo, talvez seja importante ter uma conversa com a pessoa em causa.

2. De que maneira é que esta relação sexual vai afetar a minha vida?

Não ignore as circunstâncias da sua vida. Se está em algum tipo de relacionamento – se for casado ou se estiver a viver com alguém – pense de que maneira é que ter relações sexuais com outra pessoa vai influenciar a sua vida.

E mesmo que esteja solteiro, é importante ter esta questão em mente se decidir envolver-se sexualmente com um colega de trabalho, com o seu chefe ou até mesmo com um amigo próximo.

3. Será que é a pessoa certa para mim?

Mesmo que as suas hormonas estejam ‘aos gritos’, não ignore o seu raciocínio. Muitos sabem que a pessoa com quem se começou há pouco a namorar ou a pessoa sobre quem existe interesse não é a escolha certa – seja por ser controlador, por ser ciumento, ou simplesmente por ser demasiado diferente de si. Ter relações sexuais com essa pessoa só aumenta a intimidade entre os dois e isso pode complicar a sua vida. 

4. Será que é um bom timing para mim?

O timing também é importante no que toca às relações sexuais. É que a pessoa até pode ser a certa, mas o momento não. Por exemplo, se saiu há pouco tempo de uma relação, talvez seja melhor ponderar se é boa ideia envolver-se com alguém logo a seguir – seja por uma noite ou uma nova relação.