Será que comer de pé faz assim tão mal? E deitado?

Descubra quais são os efeitos de comer nestas três posições

Alguns especialistas dizem que toda a gente deve comer sentado, com calma e para digerir bem os alimentos. Mas muitas são as questões que são feitas relativamente a este assunto.

A questão foi levantada por um professor de Biologia e Ciências Biomédicas na Aston University, James Brown, que num artigo publicado pelo site The Conversation, explica que existem algumas diferenças entre comer de pé, sentado ou deitado.

Comer deitado

Comer nesta posição faz com que a absorção dos hidratos de carbono seja mais lenta, ou seja, há uma mudança na taxa de esvaziamento gástrico. Comer deitado pode aumentar o risco de desenvolver a doença do refluxo gastroesofágico, que além de causar desconforto, está taambém ligada a ataques de coração. Aquilo que é recomendado é que não esteja deitado até pelo menos duas horas depois de comer.

Comer sentado

Tem mais benefícios do que comer deitado. Comer nesta posição é positivo, pois aumenta a sensação de saciedade e reduz o apetite, estes dois fatores juntos são fundamentais para a redução da ingestão de calorias ao longo do dia.

Comer de pé

Para o professor James Brown, comer de pé não afeta a digestão. O especialista avança que a gravidade não é necessária para o processo digestivo, mas ajuda a evitar o desenvolvimento da doença do refluxo. Para além disso, comer de pé promove um estilo de vida mais ativo e, por consequência, um maior uso de energia, o que faz com que se queimem cerca de 60 calorias por hora quando se come de pé.

Comer sentado, de pé ou deitado pode ter efeitos semelhantes, mas isso apenas acontece quando se opta por alimentos saudáveis e equilibrados.