Sociedade

Descontos nos passes da Carris e Metro para crianças e idosos a partir de 1 de fevereiro

Idosos passam a viajar por 14,50 euros 

A partir de 1 de fevereiro os passes da Carris e do Metro vão ser gratuitos para as crianças até aos 12 anos. No mesmo dia entram também em vigor os decontos de 60% para os idosos acima dos 65 anos.

De acordo com a informação divulgada hoje nos 'sites' destas empresas as crianças vão ter os transportes gratuitos “desde que sejam titulares do cartão Lisboa Viva com perfil criança” e quem tem mais de 65 anos poderá "viajar na Carris, Metro e área urbana da CP, por apenas 14,50 euros".

Esta medida resulta do memorando assinado entre o governo e a Câmara Municipal de Lisboa (CML) a propósito da passagem de gestão da rodoviária Carris para a autarquia.

Os novos tarifários para crianças e idosos foram anunciados na cerimónia pelo presidente da CML, Fernando Medina, que comunicou também a criação de uma "rede de bairros" onde serão criadas carreiras para ligar os principais pontos de cada zona.

Medina afirmou ainda que irá ser feito um reforço de 250 novos autocarros nos próximos três anos para a cidade - num investimento de 60 milhões de euros -, a contratação de 220 motoristas e a criação de 21 novas linhas.

Com os aumentos que entraram em vigor este ano, o passe Navegante Urbano (para os circuitos de Lisboa) custa 36,20 euros sem qualquer desconto, e permite a circulação de Metro, autocarro (Carris) e comboio (Comboios de Portugal - CP).