CTT, Trump

As ações dos CTT fecharam hoje a descer 13,5%, para um novo mínimo histórico. Em causa está um comunicado da empresa, em que esta indica que as vendas, e os lucros de 2016, não vão ser tão elevados como os que se esperava.

1) As ações dos CTT fecharam hoje a descer 13,5%, para um novo mínimo histórico. Em causa está um comunicado da empresa, em que esta indica que as vendas, e os lucros de 2016, não vão ser tão elevados como os que se esperava. A empresa pretende compensar os investidores pagando um dividendo generoso. Mas isso não faz esquecer que o principal negócio dos CTT, a entrega de correio. está em queda, devido à internet. Os CTT decidiram assim diversificar atividades lançando um banco (em vários países europeus os correios têm bancos), mas este está apenas a dar os primeiros passos, e, com um montante mínimo de abertura de conta de 100 euros, é claramente dirigido a um segmento baixo do mercado, não podendo dar aos investidores mais sofisticados o que eles precisam. Por isso, não recomendo a compra de ações dos CTT, e para quem tiver recomendo a venda, mesmo com prejuízo. Declaração de interesses: não tenho ações CTT, pelo que financeiramente me é indiferente que subam os desçam. 

2) Entretanto, as bolsas norte-americanas descem cerca de 1%, digerindo a ordem de Trump de parar com a imigração de cidadãos de sete países maioritariamente muçulmanos. Fecham assim a entrada a potenciais terroristas, bem como a pessoas normais e a pessoas com talento. Fecharmo-nos sob nós próprios é excluir a importação de talento, e os EUA são tradicionalmente um polo atraente de talento. Quanto aos que depositavam esperanças na administração Trump, hoje as bolsas falam por si. Declaração de interesses: tenho ações americanas, pelo que me convém que os mercados desse país subam, e não que desçam.