Livro de Valter Hugo Mãe passa a ser recomendado a alunos do secundário

Lapso levou obra a ser incluída nas sugestões para estudantes mais novos

O livro "O Nosso Reino", de Valter Hugo Mãe, vai manter-se nas recomendações do Plano Nacional de Leitura, mas para alunos do ensino secundário. Fernando Pinto do Amaral, comissário do PNL, esclareceu ao i que a inclusão do livro na lista de leituras para alunos no 3.º ciclo foi um "lapso". O membro da comissão de especialistas que aprovara a entrada da obra no Plano Nacional de Leitura pretendia incluir o título nas sugestões de leitura do secundário, mas o livro acabou acidentalmente nas recomendações ao 3.º ciclo.

"O Nosso Reino" integrou as listas do Plano Nacional de Leitura na última atualização, feita no verão passado, antes do início do ano letivo de 2016/2017. Até aqui não tinha havido queixas nem de pais nem de professores, pelo que o erro ainda não tinha sido detetado. 

Fernando Pinto do Amaral lembra que, já no passado, tinha havido uma situação idêntica, com um livro de Alice Vieira para adultos a ser recomendado para crianças. Na altura, a obra "O Que Dói às Aves" foi retirada do PNL.

Recorde-se que a polémica em torno de "O Nosso Reino" surgiu depois de pais do liceu Pedro Nunes se terem queixado de conteúdos sexuais e violentos no livro Valter Hugo Mãe, o primeiro romance do autor. A escola tinha indicado a leitura da obra a alunos do 8.º ano durante o último período de férias.

Como o i avançou hoje, a notícia deste protesto dos encarregados de educação levou a comissão de peritos do PNL a reunir-se esta segunda-feira para esclarecer a polémica.